Banner Site - Provacinas

Este é um tema importante que gera grande preocupação e inúmeras dúvidas em todos nós: Como eu pego? Como proteger a minha família? Quantos tipos têm?…
As meningites podem ser causadas por vários microrganismos. Os mais comuns são os vírus, que na maioria das vezes, produzem uma meningite menos grave ou benigna, e as bactérias, que são as que mais nos assustam por sua gravidade, risco de sequelas e até mesmo morte.
O paciente com meningite tem um quadro muito rápido de evolução dos sintomas, que geralmente começa com febre, dores no corpo e intensa dor de cabeça. Em pouco tempo evolui com vômitos, alteração do nível de consciência e coma. Por tudo isto, este assunto tem que ser tratado com muita responsabilidade tanto pelos pais quanto pelos médicos.
Felizmente com o avanço da medicina e a produção de novas vacinas conseguimos ter proteção para 95% das meningites bacterianas. Isto mesmo!
As vacinas devem começar desde os 2 meses de vida, pois além de ter uma evolução mais grave, os lactentes são o alvo principal por sua fragilidade imunológica. Todos podem e devem também receber a proteção das vacinas: os adolescentes, jovens, adultos e idosos. Qualquer pessoa pode ter meningite!
A doença é transmitida de pessoa-a-pessoa através das gotículas respiratórias de uma pessoa que porta a bactéria em sua garganta sem sintomas. Por isso é muito comum entre os adolescentes e jovens que estão sempre reunidos em grupo e em contato muito íntimo.
As vacinas contra meningite do calendário da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e da Sociedade Americana de Pediatria são: Haemophilis influenzae tipo b, Pneumococo 13V, Meningococo ACWY e Meningococo B.
Outro ponto importante é a segurança destas vacinas que, por serem feitas não de bactéria viva e sim de proteínas das bactérias, não têm risco de produzir meningite. As reações que eventualmente podem acontecer são febre ou desconforto no local da aplicação.
Converse com seu médico e juntos, confira a carteira de vacinação de todos da sua família utilizando como modelo a carteira atualizada em 2018 da SBIm ou acesse o nosso site https://bit.ly/2xDtLys